Alinde Odontologia

Tratamentos | Periodontia

É a especialidade que cuida da saúde do periodonto, ou seja, das estruturas de suporte dos dentes, entre elas a gengiva. A escovação inadequada ou ineficiente causa o acúmulo de placa bacteriana, que, se não removida ao longo do tempo, calcifica-se e transforma-se no cálculo dental.

O cálculo, também conhecido por tártaro, por sua adesão ao dente não é removido com a escovação e deve ser eliminado por meio de limpeza profissional. Se não tratado, o acúmulo de cálculo causa uma forte reação inflamatória na região, resultando em gengivas sangrantes, inchadas e avermelhadas. Essa inflamação interfere na saúde geral do paciente, uma vez que já foram encontradas bactérias da doença periodontal alojadas no coração e nas articulações.

Além dessas consequências, a doença periodontal também causa o mau hálito e a perda das estruturas de suporte dos dentes, o que provoca a mobilidade deles, obrigando, na maioria das vezes, a sua extração. Assim, para manter seu sorriso sempre bonito e saudável são necessárias visitas regulares ao dentista, que vai avaliar a sua higiene bucal, além de orientá-lo quanto à técnica de escovação mais eficiente para o seu caso.

Existem algumas pessoas que ao sorrir, mostram mais a gengiva que os dentes, prejudicando bastante a estética do sorriso. A plástica gengival tem como finalidade refazer o contorno da gengiva dos dentes. Esse procedimento é bem simples e consiste na remoção de parte do tecido gengival, para expor melhor os dentes.