10 dúvidas comuns sobre o Invisalign

Para os adultos, os braquetes, fios metálicos e tempo de tratamento são os grandes vilões do tratamento odontológico, mas os avanços tecnológicos na odontologia eliminaram esses obstáculos. O Invisalign substitui os fios metálicos e braquetes por alinhadores invisíveis e a tecnologia Smart Track proporciona um tratamento menos prolongado e previsível.  

Por se tratar de um tratamento inovador é natural que desperte dúvidas entre os pacientes. Por este motivo, a Alinde Odontologia esclarece as 10 dúvidas comuns relacionadas ao Tratamento Invisalign. Veja: 

  1. O que é o tratamento Invisalign? 

O tratamento Invisalign é realizado por meio de um processo de uso de diversos alinhadores transparentes e removíveis que, gradualmente, corrigem os dentes.

  1. O que são os alinhadores transparentes Invisalign e qual a aparência deles?

Os alinhadores transparentes Invisalign são praticamente invisíveis – os pacientes sequer percebem que estão usando. É possível removê-los para comer e beber, escovar os dentes e usar fio dental. 

  1. Como funciona o tratamento?  

O tratamento Invisalign tem início com uma consulta com o ortodontista que avaliará o sorriso e depois traçará um plano de tratamento digital preciso e personalizado, que exibe a transformação passo a passo do sorriso. Depois de aprovado o plano, os alinhadores exclusivos serão confeccionados.  Cada conjunto de alinhadores será usado de 20 a 22 horas por dia. Eles serão trocados para um novo conjunto de alinhadores a cada 1 a 2 semanas, conforme indicado pelo ortodontista. Cada conjunto de alinhadores irá gradual e suavemente deslocar os dentes, de acordo com o plano de tratamento, até chegar ao novo e belo sorriso.

  1. Qual o tempo médio de duração do tratamento? 

A duração do tratamento depende de múltiplos fatores, como a complexidade do caso e a frequência de uso dos alinhadores. O ortodontista determinará exatamente quanto tempo o tratamento durará com base em necessidades específicas. Em média, o tempo de tratamento Invisalign é de 12 a 18 meses. O mais interessante do tratamento Invisalign é que o paciente começa a ver resultados em questão de semanas.

  1. Posso fazer o tratamento Invisalign apenas nos dentes superiores ou inferiores em vez de ambos?

As opções de tratamento Invisalign também estão disponíveis para tratar apenas a arcada dos dentes superiores ou inferiores, consulte o ortodontista para saber suas necessidades individuais.

  1. Quanto custa o tratamento Invisalign? 

O valor do tratamento ortodôntico com Invisalign é determinado pelas necessidades do caso, como o tipo de correção que será feita, a complexidade e a duração do tratamento. Apenas após uma avaliação o ortodontista, poderá informar o valor do tratamento com Invisalign.

  1. Tenho facetas ou coroas. Os alinhadores transparentes Invisalign podem ser usados com elas?

Depende. Converse com o ortodontista sobre o tratamento dentário que você realizou, incluindo facetas e coroas, e ele/ela avaliará suas necessidades individuais.

  1. O tratamento Invisalign é doloroso?

O tratamento Invisalign move os dentes ao aplicar uma pressão suave e constante, mas algumas pessoas sentem desconforto temporário nos primeiros dias de uso de um novo conjunto de alinhadores. Normalmente as pessoas descrevem esse desconforto como “pressão”, e é normal – é um sinal de que os alinhadores transparentes Invisalign estão trabalhando e transformando o sorriso. 

  1. Depois que meu aparelho convencional foi removido, os dentes se deslocaram. O tratamento Invisalign pode corrigir isso?

Os alinhadores transparentes Invisalign podem tratar quase todos os problemas ortodônticos comuns, de simples a complexos. Muitas pessoas que anteriormente usavam aparelhos convencionais escolheram o tratamento Invisalign como a solução discreta para remodelar o sorriso quando notaram que os dentes se deslocaram para a posição anterior.

  1.  Preciso usar uma contenção após o tratamento para evitar que os dentes se movam novamente?

A maioria dos ortodontistas recomenda que qualquer pessoa que tenha concluído o tratamento ortodôntico – seja com aparelhos convencionais ou o Invisalign – use uma contenção para evitar que os dentes se desloquem gradualmente de volta para a posição inicial. Cada caso é diferente, então pergunte ao ortodontista se você precisa de contenção.

Agende já sua consulta para avaliação

Deixe um comentário