4 dicas de saúde bucal para pacientes em tratamento oncológico

De acordo com o Estudo Global Cancer Statistics 2020, em todo o mundo, são esperados 28,4 milhões de novos casos de câncer até 2040, o que representa um aumento de aproximadamente 47% em relação a 2020.

Você sabia que os pacientes oncológicos submetidos aos tratamentos de radio ou quimioterapia ficam mais suscetíveis a infecções bucais? Para que a saúde bucal seja uma aliada do tratamento, a Alinde Odontologia separou 4 dicas para pacientes oncológicos cuidarem da saúde do sorriso: 

  • Higienização bucal: a atenção com a escovação e uso do fio dental deve ser redobrada durante as terapias de tratamento do câncer, pois o paciente fica mais vulnerável para o desenvolvimento de infecções bucais que podem afetar a saúde como um todo. Lembre-se de passar o fio dental, escovar cuidadosamente os dentes, a gengiva e a língua após as refeições. 
  • Efeitos colaterais: uma queixa comum dos pacientes submetidos às terapias de tratamento são a sensibilidade dos dentes, gengivas e mucosas, perda de paladar, feridas na cavidade oral, boca seca e infecção por fungos, o popular sapinho. O ideal é que em caso de efeitos colaterais, o paciente procure o dentista para ter o tratamento correto. 
  • Atenção aos hábitos: a ingestão de álcool e tabaco são nocivos para a saúde bucal em qualquer situação, portanto diante do tratamento oncológico é fundamental não ingerir bebidas alcoólicas e não fumar.
  • Enxaguantes bucais: não faça o uso de enxaguatórios bucais com álcool e também evite o uso de palitos de dentes, prefira sempre o fio dental.

Para um tratamento eficaz e tranquilo, conte com o seu dentista para cuidar da sua saúde bucal. 

Leave a Reply